logon
Portal SNA AJUDA
DENASUS lança manual sobre métodos e técnicas de auditoria desenvolvida no âmbito do SUS - 25/01/2018
Clique na foto para visualizar em tamanho real Publicação tem a finalidade de orientar os servidores lotados no Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) e nas Seções de Auditoria (SEAUD)

Com o objetivo de orientar os servidores do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) da esfera federal, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), lançou no final de 2017, o Manual ‘Princípios, Diretrizes e Regras da Auditoria do SUS no Âmbito do Ministério da Saúde’. A finalidade é definir os princípios e os padrões que norteiam a conduta do servidor, bem como aqueles que orientam a realização das auditorias visando à qualificação do processo.

A ferramenta, disponível no site da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS para download, aborda o ciclo de realização da atividade de auditoria, desde o cadastro da demanda até a elaboração do relatório final e consequente publicação, assim como apresenta as atribuições dos servidores lotados no DENASUS e nas Seções de Auditoria – SEAUD, e também os princípios éticos e profissionais que regulam as atividades executadas.

A publicação apresenta ainda uma novidade, que é o controle de qualidade da atividade executada. Esse novo processo visa à melhoria da qualidade em termos de aderência aos padrões aqui estabelecidos, reduzindo o tempo de tramitação do processo de auditoria, acarretando a diminuição do retrabalho e o consequente aumento da efetividade das propostas de encaminhamento.

O Manual, que tem 42 páginas, aborda temas como dos ‘princípios éticos e profissionais’, que destaca entre outros assuntos, competência e capacidade profissional, comportamento ético, objetividade, sigilo etc. E das atribuições, enfoca nas competências como do ocupante de cargo de nível superior, do ocupante do cargo de nível intermediário, do chefe da Seção de Auditoria, do supervisor técnico, do coordenador da equipe de auditoria.

AUDITORIA
O capítulo 04, que tem como título Auditoria, tem por objetivo definir regras para os processos de auditoria, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), executados pelo DENASUS e pela SEAUD, para garantir a harmonia e a lógica de seus preceitos, com o intuito de que os trabalhos de auditoria sejam realizados com segurança, qualidade e consistência. O Manual informa que o processo de auditoria será processado no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), iniciará de ofício ou a pedido de interessado, desde que preenchidos os requisitos mínimos necessários à identificação da atividade a ser realizada.

Clique aqui para saber mais sobre o Manual.

Por Tania Mello, do Nucom SGEP
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580



Veja também:
13/06/2018 -
Participação da SEAUD/ES no CONGRESSO COSEMS/ES - 2018
29/01/2018 - Denasus dá início a Projeto de Dimensionamento de Força de Trabalho do Departamento
06/12/2017 - Auditores da SEAUD/SP concluem capacitação em média e alta complexidade oncológica

Início | Arquivo de notícias | Imprimir | Enviar notícia


Para fazer uma denúncia,
clique aqui (Ouvidoria):
SNA - Sistema Nacional de Auditoria
DENASUS, SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06, Ed. Premium, Torre I, 2º andar
Brasília - DF, Cep: 70070-600, Telefone: (061) 3315-7937, Fax: (61) 3306-7879