logon
Portal SNA AJUDA
Auditores da SEAUD/SP concluem capacitação em média e alta complexidade oncológica - 06/12/2017
A Seção de Auditoria do Ministério da Saúde de São Paulo (SEAUD/SP) participou no fim de novembro, em Brasília, da etapa final do curso de Auditoria Analítica na Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) com foco em oncologia.

A capacitação, que aconteceu em três fases distintas e reuniu auditores das esferas federais, estaduais e municipais, teve como foco, nessa última etapa, a apresentação dos relatórios das auditorias que os participantes realizaram em seus Estados, como forma de aplicar na prática, os conhecimentos adquiridos nas duas etapas anteriores do curso. Em São Paulo, as auditorias foram realizadas no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), considerado o maior hospital prestador de serviços oncológicos ao SUS no Estado, e na Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP). A equipe que realizou os trabalhos é composta pelos auditores Cleiton José Nantes Elias e Débora da Silva Ferraz, da SEAUD/SP, Elisa Maria Saraiva Avelino, auditora estadual, e Antônio Carlos Franco e José dos Santos, auditores municipais.

As auditorias tiveram como objetivo, avaliar a qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS diagnosticados com câncer, que se encontram nos estabelecimentos habilitados em alta complexidade oncológica, quanto ao tratamento clínico, cirúrgico, ambulatorial, quimioterápico e radioterápico. Foram analisados, também, durante o trabalho, os mecanismos de regulação utilizados pelos gestores do SUS para garantia e tempestividade ao acesso.

Para o auditor da SEAUD/SP, Cleiton José Nantes Elias, coordenador da equipe, a participação no curso foi importante, pois permitiu um maior conhecimento sobre o contexto atual da rede de atendimento oncológico do SUS no país e também no Estado de São Paulo. “A capacitação foi válida também por permitir uma maior integração do Sistema Nacional de Auditoria, uma vez que nós, auditores federais, tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com auditores do Estado e do munícipio”, destaca. A auditora Débora da Silva Ferraz acredita que o curso foi importante não só pela oportunidade de capacitação e integração, mas também pelos benefícios gerados ao SUS. “ Trabalhamos para o usuário do SUS de modo a promover os benefícios aos quais eles têm direitos, de forma digna. A equipe foi bem capacitada e considero um trabalho de grande qualidade e importância para a avaliação do tratamento oncológico oferecido pela rede pública”, analisa.

Além da equipe de São Paulo, o curso contou com a participação de representantes dos estados de Pernambuco, Ceará, Acre, Espírito Santo e Roraima. Outras duas edições já haviam sido realizadas totalizando 84 técnicos capacitados, de 14 estados do país.

De acordo com o chefe da SEAUD/SP, o curso de média e alta complexidade em oncologia atende aos objetivos tanto de capacitação, como de integração dos serviços nacionais de auditoria e se apresenta como um subsídio de trabalho importante para as esferas federais, estaduais e municipais. “Esperamos que os participantes possam agora, atuar como multiplicadores desses conhecimentos em seus Estados”, conclui.


Texto e Fotos: Comunicação Social NEMS/SP



Veja também:
13/06/2018 -
Participação da SEAUD/ES no CONGRESSO COSEMS/ES - 2018
29/01/2018 - Denasus dá início a Projeto de Dimensionamento de Força de Trabalho do Departamento
25/01/2018 - DENASUS lança manual sobre métodos e técnicas de auditoria desenvolvida no âmbito do SUS

Início | Arquivo de notícias | Imprimir | Enviar notícia


Para fazer uma denúncia,
clique aqui (Ouvidoria):
SNA - Sistema Nacional de Auditoria
DENASUS, SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06, Ed. Premium, Torre I, 2º andar
Brasília - DF, Cep: 70070-600, Telefone: (061) 3315-7937, Fax: (61) 3306-7879