logon
Portal SNA AJUDA
Denasus promove Encontros e Reuniões de Cooperação Técnica para Promoção e Fortalecimento do SNA - 28/11/2017
Com a finalidade de promover e fortalecer o Sistema Nacional de Auditoria (SNA), o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), por meio das Seções de Auditoria nas Unidades da Federal, tem promovido Encontros e reuniões de Cooperação com os gestores e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 17 de outubro de 2017, aconteceu uma reunião nas dependências da Seção de Auditoria no Espírito Santo (ES) - que contou com a presença de representantes dos municípios de Pedro Canário, Conceição da Barra, Ecoporanga e Barra de São Francisco - onde foi proposta a formação de um Grupo de Trabalho (GT) e a formalização da pauta para a primeira reunião desse grupo.

A primeira reunião do GT ocorreu em São Mateus (ES), no início de novembro de 2017. Estiveram presentes os municípios de Ecoporanga, Pedro canário, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Conceição da Barra e São Mateus (Região Norte), e Aracruz e Linhares (Região Central), além de técnicos da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM) e de duas auditoras da SRSSM que representaram o Componente Estadual de Auditoria.

A reunião teve início com uma breve apresentação feita pela chefe do Componente Estadual de Auditoria do Espírito Santo (Seaud/ES), com o objetivo de alinhar os conceitos e resumir as atividades desenvolvidas, até o momento, para fortalecer o SNA no estado, a partir do Encontro de Cooperação Técnica para a Promoção e Fortalecimento do SNA no ES. Também foi apresentado o Programa de Promoção do Estabelecimento do SNA para o período de 2017 a 2019, promovido pelo Denasus.

Também foram esclarecidas dúvidas e trocas de informações entre os participantes, especialmente quanto à formalização da lei de criação da Auditoria e os modelos de contrato (convênio) a serem celebrados entre as Secretarias Municipais de Saúde e os prestadores, para aprimorar os instrumentos com vistas à realização de futuras ações de auditoria.

A situação informada pelos municípios participantes do GT com relação à auditoria foi que as cidades de São Mateus, Barra de São Francisco e Pedro Canário não possuem nenhuma estrutura voltada para as ações de auditoria. Conceição da Barra e Nova Venécia já executam ações de controle e avaliação. Linhares, Aracruz e Ecoporanga contam com o Componente e realizam auditorias, mesmo que de forma inicial.

A próxima reunião desse GT vai acontecer no próximo dia 06 de dezembro, em são Mateus, será apresentado um cronograma para as atividades que serão desenvolvidas no primeiro semestre de 2018.

Por Janiara Lara



Veja também:
29/01/2018 - Denasus dá início a Projeto de Dimensionamento de Força de Trabalho do Departamento
25/01/2018 - DENASUS lança manual sobre métodos e técnicas de auditoria desenvolvida no âmbito do SUS
06/12/2017 - Auditores da SEAUD/SP concluem capacitação em média e alta complexidade oncológica

Início | Arquivo de notícias | Imprimir | Enviar notícia


Para fazer uma denúncia,
clique aqui (Ouvidoria):
SNA - Sistema Nacional de Auditoria
DENASUS, SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06, Ed. Premium, Torre I, 2º andar
Brasília - DF, Cep: 70070-600, Telefone: (061) 3315-7937, Fax: (61) 3306-7879