logon
Portal SNA AJUDA
Auditoria do SUS Bahia comemora 18 anos com grandes conquistas - 15/05/2017
Em solenidade realizada na manhã de hoje, na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foram comemorados os 18 anos da posse dos primeiros Auditores em Saúde Pública do Brasil, nomeados através de concurso público e integrados à Diretoria de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS)/Bahia. Na oportunidade, representado o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o Chefe de Gabinete da Sesab, Luis Cláudio Guimarães, falou sobre a importância do trabalho realizado pelos auditores do SUS, ressaltando o pioneirismo da Bahia na criação do cargo de auditor em Saúde Pública.

A diretora da Auditoria do SUS/Bahia, Jean Carla Lima, voltou a lembrar que o estado da Bahia foi o primeiro no país a criar o cargo de auditor e a realizar concurso para preenchimento do cargo. Jean Carla falou sobre seu entusiasmo em poder celebrar os 18 anos dessa conquista, e apontou valores exaltados pelos auditores, entre eles a transparência e o comprometimento. "Cargos públicos são feitos para servir", concluiu. Representando todos os auditores do SUS, Sandra Moreira, da primeira turma concursada para a Auditoria, disse que "a auditoria é imprescindível para a transparência do serviço público".

Durante o evento, que teve a presença de ex-diretores e servidores da Auditoria da Sesab, foi prestada uma homenagem à memória do primeiro diretor do setor, Aloysio Quaresma, representado por seu filho, Luis Quaresma. Logo em seguida, a médica Eliane Noya, primeira mulher a assumir a diretoria da Auditoria, fez uma breve retrospectiva sobre início da implantação do setor na Sesab e da realização do primeiro concurso para auditores do SUS, lembrando que já houve o 2º concurso para preenchimento do cargo.

Atribuições
O cargo de Auditor em Saúde Pública foi criado na Bahia em 1998, para as funções de Auditor Médico, Enfermeiro, Odontólogo e Contábil, e com a diretoria de Auditoria do SUS-BA, ligada diretamente ao Gabinete do Secretário de Estado. Um ano depois foi realizado o primeiro concurso no Brasil para provimento desses cargos no âmbito Auditoria SUS/BA, componente estadual do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e órgão integrante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

As atribuições previstas para esse cargo consistem no exame de atividades e componentes do SUS, para determinar se as ações e serviços de saúde, seus resultados e os recursos aplicados estão de acordo com as disposições planejadas, as normas e legislação vigentes, indicando os dispositivos infringidos e apontando medidas administrativas e penalidades a serem aplicadas.

Após a realização de concurso público, foram nomeados os primeiros 50 auditores, para assumir as ações de auditoria no estado. Por se tratar de uma função nova no Estado, e pela falta de estudos sobre a organização do Componente Estadual de Auditoria, procurou-se construir uma proposta coletiva de atuação, tendo como referência a legislação básica do SUS. A metodologia utilizada foi de capacitação em serviço. Durante seis meses, todas as atividades foram analisadas de forma coletiva, ao tempo que se propiciava a capacitação por tema analisado.

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) constitui-se importante espaço para assegurar o cumprimento dos princípios do SUS e na Bahia, conta com 120 auditores em seu quadro funcional.

Estiveram também presentes às comemorações dos 18 anos da Auditoria do SUS/Bahia o Auditor Geral do Estado, Luiz Augusto Rocha; a superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Rosário Muricy, e a coordenadora do Sistema Nacional de Auditoria da Bahia (SEAUD), do Ministério da Saúde, Maria da Glória Dourado.

Fotos (Crédito: Leonardo Rattes)

Sesab/Ascom
Auditoria/18 anos



Veja também:
12/09/2017 - Denasus realiza Pesquisa Situacional sobre o Sistema Nacional de Auditoria
18/08/2017 - Denasus promove 2ª etapa do Curso de Auditoria em MAC
21/06/2017 - SEAUD/ES disponibiliza relatório de cooperação técnica

Início | Arquivo de notícias | Imprimir | Enviar notícia


Para fazer uma denúncia,
clique aqui (Ouvidoria):
SNA - Sistema Nacional de Auditoria
DENASUS, SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06, Ed. Premium, Torre I, 2º andar
Brasília - DF, Cep: 70070-600, Telefone: (061) 3315-7937, Fax: (61) 3306-7879