logon
Portal SNA AJUDA
Denasus e Doges participam de Avaliação do Curso Nacional de Auditorias e Ouvidorias - 21/11/2016
AUDITORIA

Também participaram da oficina docentes das escolas e centros formadores em saúde pública

O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e o Departamento Nacional de Ouvidoria Geral do SUS(DOGES), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, participaram, entre os dias 17 e 18 de novembro, de uma Oficina de Avaliação do Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz, em Brasília (Fiocruz/Brasília).

Além de participantes do MS e da Ficoruz, também participaram da oficina docentes das escolas e centros formadores em saúde pública de diversos estados.

A Oficina teve como objetivo avaliar o Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS, que aconteceu em todos os estados do Brasil, em duas etapas – a primeira em oito estados e, em sua segunda etapa, nos demais estados e no Distrito Federal.

As oficinas anteriores aconteceram nos anos de 2014, 2015 e começo de 2016, com o objetivo de contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e do Doges, fortalecendo, dessa forma, áreas estratégicas para a consolidação do SUS, por meio da atualização do conhecimento dos auditores e ouvidores.

Segundo, Luisa Guimarães, diretora substituta da Denasus, a avaliação do Curso tem sido bastante positiva. “As avaliações dos representantes dos estados que vieram para oficina nos animam muito e nos mostram a importância de levarmos essa qualificação sempre adiante para o fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria”, disse.

Rosa Souza, vice-diretora de Escola de Governo em Saúde da ENSP, diz-se bastante surpresa com o grau de informação e de apropriação das Escolas de Saúde Pública, que , segundo ela, foram palco privilegiado da ação de formação, tanto de auditores, quanto de ouvidores do SUS.

“As avaliações têm sido bastante pródigas em trazer as experiências vividas nesse processo de educação permanente e temos observado que os processos formativos foram para além do esperado”, refletiu.

Segundo a Fiocruz, outras oficinas como essa devem ser realizadas, novamente, com data não especificada, ainda.

Por Janiara Lara



Veja também:
13/02/2017 - Relatórios de auditorias podem ser acessados pelo site do SNA
10/01/2017 - Denasus dá orientações técnicas de auditoria nas Assistências Ambulatorial e Hospitalar no SUS
01/12/2016 - Curso de Média e Alta Complexidade oferecido pelo Denasus termina nesta quinta-feira

Início | Arquivo de notícias | Imprimir | Enviar notícia


Para fazer uma denúncia,
clique aqui (Ouvidoria):
SNA - Sistema Nacional de Auditoria
DENASUS, SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06, Ed. Premium, Torre I, 2º andar
Brasília - DF, Cep: 70070-600, Telefone: (061) 3315-7937, Fax: (61) 3306-7879