logon
Portal SNA AJUDA
SNA estadual de MS tem auditoria totalmente desenvolvida no SISAUD/SUS e parceria com SEAUD - 19/10/2009
Clique na foto para visualizar em tamanho real SNA estadual de MS tem auditoria totalmente desenvolvida no SISAUD/SUS e estabelece parceria com o componente federal

O Componente estadual do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) em Mato Grosso do Sul vem desenvolvendo suas atividades de auditoria por meio do SISAUD/SUS, desde a implantação que aconteceu no início de 2008. E neste ano, a Coordenadoria Estadual de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) já realizou quatro auditorias em parceria com o componente federal do estado (SEAUD/MS) e tem uma em andamento neste mês.

Quem relata essa atividade é a coordenadora Estadual de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), Giselle Moreira. “Temos ainda, estabelecido parceria com o componente federal para a realização de oficinas de trabalho, como a que aconteceu em 2008, que foi oferecida para os auditores do componente estadual e federal e que temos tentado reproduzir para o componente municipal dos municípios que possuem o SNA implantado no estado”.

SISAUD/SUS
“Nós estabelecemos um cronograma de implantação do sistema para a elaboração dos relatórios. Então, iniciamos as atividades no SISAUD/SUS com os relatórios de acompanhamento de hospitais contratualizados. Uma vez institucionalizada esta etapa, passaríamos a trabalhar todos os relatórios no sistema. Estamos trabalhando nessa etapa. Hoje, temos uma auditoria totalmente desenvolvida no SISAUD/SUS”, afirma Giselle.

Integrando o SNA
Giselle conta que vem também interagindo com os componentes municipais do estado. “Alem disso, realizamos um treinamento em serviço com os auditores do SNA municipal, onde já realizou-se cinco auditorias em 2009, o que tem se demonstrado como uma excelente forma de integração e padronização. Então, essa parceria com os demais componentes no estado tem sido um ponto altamente positivo, tanto no que se refere aos diferentes ‘olhares’, como supre as necessidades para a adequada composição de equipes”, ressaltou.

Equipamentos
No mês de agosto, a SES recebeu equipamentos do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), entregues pelo diretor, Luis Carlos Bolzan, que participou de uma reunião com auditores de 19 municípios de Mato Grosso do Sul que já possuem auditoria nas Secretarias Municipais de Saúde. A SES recebeu três notebooks para uso do SISAUD/SUS. Essa entrega faz parte da estratégia de fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde.

Estrutura
Para Luís Carlos Bolzan, a estrutura da auditoria da SES de Mato Grosso do Sul está bastante avançada, pois o pessoal é concursado, conforme a lei 2.401, de 09 de janeiro de 2002, que cria cargos efetivos de Auditor da Gestão de Serviços de Saúde no Grupo Saúde, sendo as ações regulamentadas pelo Decreto n. 11.296, de 15 de julho de 2003 e decreto n. 11.422, de 29 de setembro de 2003, alterados pelo Decreto n. 12.522, de 17 de março de 2008.

A Coordenadoria Estadual de Controle, Avaliação e Auditoria é composta por 54 auditores (foto), distribuídos em 11 regiões de Saúde, sendo constituída por equipe multiprofissional, contando com advogados, contadores, administradores, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, odontólogos e sanitaristas.

A Coordenadoria conta com sede própria na capital e, nos Núcleos Regionais de Saúde dispõe de espaço nos Núcleos Regionais de Saúde. Está inserida no Regimento Interno da SES e conta, atualmente com cinco gerências. São elas: Gerência de Acompanhamento de Auditorias, Gerência de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica; Gerência de Contratos e Convênios; Gerência de Controle e Avaliação do Sistema Ambulatorial; Gerência de Controle e Avaliação do Sistema Hospitalar. (TM)

Por Tania Mello

Informações:
DENASUS – Departamento Nacional de Auditoria do SUS
E-mail: auditoria@saude.gov.br
Fones: (61) 3306-7378 ou 7341



Veja também:
27/03/2014 - Ministério da Saúde discute COAP em Congresso de Consórcios Intermunicipais
24/03/2014 - Denasus realiza mais uma Roda de conversa
10/03/2014 - Atividades físicas e educativas mudam hábitos de idosos do sertão sergipano

Início | Arquivo de notícias | Imprimir | Enviar notícia


Para fazer uma denúncia,
clique aqui (Ouvidoria):
SNA - Sistema Nacional de Auditoria
DENASUS, SAF/Sul, Trecho 02, Lote 05/06, Ed. Premium, Torre I, 2º andar
Brasília - DF, Cep: 70070-600, Telefone: (061) 3315-7937, Fax: (61) 3306-7879