SNA DENASUS MS
Sistema Nacional de Auditoria Departamento Nacional de Auditoria do SUS Ministério da Saúde

Denasus promove cursos de auditoria de gestão de recursos financeiros do SUS - {ts '2017-11-29 00:00:00'}
Começou nesta segunda-feira, dia 27, a segunda turma do Curso de Auditoria de Gestão de Recursos Financeiros do SUS, que consta na Agenda 2016/2017 de Desenvolvimento dos Trabalhadores do Ministério da saúde (MS) elaborada em parceria entre a Coordenação Geral de Promoção do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP).

O curso tem como objetivo preparar os técnicos do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e das Seções de Auditoria (Seauds) para que possam elaborar constatações relevantes, objetivas e bem evidenciadas, relativas à conformidade de aplicação de recursos financeiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e também elaborar proposição consistente de devolução.

Essa iniciativa é uma ação prioritária para o Denasus e vem sendo construída desde 2014, considerando as necessidades que foram apontadas pelo Departamento e vai contribuir também para a integração entre auditores que atuam em recursos financeiros e aqueles que lidam com assistência à saúde, o que vai refletir em relatórios de auditorias mais coesos.

Ao todo, serão capacitados 60 servidores, sendo 51 técnicos das Seauds e nove do Denasus. A primeira turma foi capacitada de 20 a 24 de novembro e treinou os técnicos do Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Ceará (CE), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Tocantins (TO), Santa Catarina (SC) e Distrito Federal (DF).

Esta semana, estão sendo capacitados técnicos das Seauds do Amapá (AP), Bahia (BA), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Roraima (RR), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Distrito Federal (DF).

“O treinamento está esclarecendo as dúvidas e estamos sendo capacitados para replicar os conhecimentos para a nossa equipe e, com isso, melhorar a qualidade do relatório”, disse Itaguacy Maria Soares de Souza, técnica do Seaud em Roraima.

O curso acontece na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, e termina na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro.

Texto e fotos: Janiara Lara


http://sna.saude.gov.br