SNA DENASUS MS
Sistema Nacional de Auditoria Departamento Nacional de Auditoria do SUS Ministério da Saúde

Seaud/MS realiza Oficina de Auditoria em Relatório de Gestão - {ts '2017-09-22 00:00:00'}
AUDITORIA

Oficina é parte da nova metodologia de Cooperação Técnica entre os componentes do SNA


Clique na foto para ver mais.

A Seção de Auditoria em Mato Grosso do Sul (Seaud/MS) realizou, entre os dias 28 a 30 de agosto/2017 e 04 a 06 de setembro de 2017, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS), a Oficina de Auditoria em Relatório de Gestão com a participação dos componentes municipais e estadual do SNA respectivamente.

O evento contou com a participação de 20 auditores dos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas e de mais 12 auditores da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Com o objetivo de alinhar o conhecimento entre os entes e a aplicação do Protocolo n. 25 (Denasus/2015), que trata das auditorias em Relatório de Gestão, atendendo ao preconizado no artigo 42 da Lei Complementar n. 141/2012, elencou-se conceitos, processos de trabalho e compartilhamento de experiências entre o público participante.

A oficina foi dividida em três partes. A primeira etapa foi para demonstrar sobre a extração de dados analíticos nos sistemas de informação. Na segunda, foram tratados os conceitos sobre os indicadores de saúde utilizados e, por último, foi feita a análise dos dados financeiros do Relatório de Gestão, baseados no Protocolo n. 25 (Denasus/2015).

Os participantes também tiveram acesso à utilização das Matrizes de Análise, Coleta, Constatações e de Responsabilização, como parte da metodologia aplicada aos Relatórios de Auditoria da Seaud/MS, lembrando que a capacitação sobre as mesmas é parte do alinhamento e aprimoramento dos trabalhos entre os entes e consequentemente ao encontro do fortalecimento do SNA.

Segundo Fernanda de Almeida Marques Guimarães, auditora da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU/CG), “a oficina foi apropriada e apresentou clareza nos temas”.

“A oficina alcançou o objetivo proposto, resultando em ampla discussão, permitindo a realização de exercícios práticos in loco, o compartilhamento e a clareza na troca de experiências, a partir das visões profissionais, conferindo assim, a pluralidade tão esperada”, concluiu o auditor da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS) Wagner Aparecido Silva.

fotos e texto: Seaud/MS



http://sna.saude.gov.br