SNA DENASUS MS
Sistema Nacional de Auditoria Departamento Nacional de Auditoria do SUS Ministério da Saúde

Curso de Média e Alta Complexidade oferecido pelo Denasus termina nesta quinta-feira - {ts '2016-12-01 00:00:00'}
A terceira, e última, etapa do ‘II Curso de Auditoria Analítica na Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) Ambulatorial e Hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) com foco em Oncologia’, terminou nesta quinta-feira, 1º de dezembro.

A atividade, que aconteceu em três etapas distintas, foi oferecida pelo Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) e teve como objetivo qualificar e aperfeiçoar os servidores nos serviços de auditoria utilizando, para isso, as bases de dados dos sistemas de informação do SUS com foco na área de oncologia, levando-se em conta a complexidade, o alto custo do tratamento e a importância epidemiológica do câncer como problema de saúde pública.

As três etapas do curso aconteceram em Brasília, e contaram com a participação de auditores das Secretarias de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, além de servidores do Denasus que atuam na unidade central e nas unidades desconcentradas (Seauds e Diauds).

O curso aconteceu de forma integrada, compartilhando metodologias, procedimentos e práticas entre todos os órgãos envolvidos, aperfeiçoando os mecanismos de atuação da auditoria analítica.

Para João Batista Bonotto Neto, médico-auditor da Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul (SE/RS), o curso foi muito oportuno para o desenvolvimento do trabalho em Média e Alta Complexidade em Oncologia. “ O Curso foi fundamental e é importante que se dê continuidade a isso a partir dos trabalhos que são realizados”, refletiu.

“O curso vai nos permitir construir relatórios muito mais consistentes, bem direcionados e que possam dar condições de nós identificarmos as fragilidades do serviço, principalmente no âmbito da gestão, pra poder melhorar o funcionamento do serviço para melhor atendermos os usuários”, disse Clícia Alves Padilha Dantas, do Seaud/AL.

Segundo Carla Garcez da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, um dos pontos fortes do curso é a aproximação entre todos os componentes. “Essa atividade vai trazer muitas coisas boas para qualificação profissional. Acredito que a gente sai desse curso muito enriquecido por ter a oportunidade de conhecer a prática e a realidade de outros lugares”, disse.

A capacitação faz parte do projeto de educação permanente para uma melhor formação dos profissionais, desenvolvido através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS).

Por Janiara Lara
Fotos : Daniel Araújo


http://sna.saude.gov.br